Wednesday, May 30, 2007

Nutrição infantil

Apenas uma em 27500 crianças toma um pequeno-almoço sem açúcar

O Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz realizou um inquérito a 27500 alunos do Ensino básico, entre os 6 e os 10 anos, e concluiu que apenas uma criança tem um pequeno-almoço sem açúcar.

O estudo indica também que apenas 12,4 por cento das crianças inquiridas tomam um pequeno-almoço com algumas escolhas saudáveis, uma vez que, alguns dos alimentos mencionados pelos inquiridos continham açúcar.

Entre os alimentos mais frequentes, as crianças referiram o pão com manteiga (47 por cento), bolachas (54,1 por cento) e fruta (37,3 por cento). Em relação às bebidas, 47,2 por cento das crianças indicou ser habitual beber leite com chocolate, 39,5 por cento leite simples, 13,2 por cento leite com café, 4,5 por cento sumos de pacote e 0,3 por cento sumos com gás.

Outra das conclusões indica que 84,9 por cento das crianças questionadas passam no mínimo 11 horas em jejum, nomeadamente antes de deitar ou a meio da manhã.

Segundo os nutricionistas, o pequeno-almoço deve conter alimentos como o leite ou iogurte, pão de mistura rico em fibras barrado com margarina ou creme vegetal e uma peça de fruta.

Em declarações à agência Lusa, Helena Cid, a nutricionista envolvida no projecto, revelou que os resultados obtidos “são alarmantes e é necessário actuar contra a obesidade infantil e a má alimentação das crianças”.

Apesar dos resultados, Helena Cid afirmou terem sido registadas “melhorias em vários aspectos, nomeadamente na redução do consumo de batatas fritas, bolachas e bolos”.

Helena Cid realçou como “importante” o facto de “os próprios pais alteraram os seus hábitos alimentares ao pequeno-almoço por via dos filhos que levavam folhetos informativos para casa”.


  • Veja a opinião de um pai sobre os resultados deste estudo:



Trabalho elaborado por:

Carlos Ferreira

Fábio Ribeiro

Juliano Barbosa

Maria Costa

Sónia Mendes

Laboratório de Jornalismo - módulo Ciberjornalismo 4º ano

No comments: